O QUE É UM MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR?

O QUE É UM MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR?

Primeiramente, o modelo de negócio é a forma como uma empresa cria, entrega e adquire valor para seu público, ou seja, trata-se de explicar como funciona seu negócio. Preferencialmente ele deve ser fácil e rápido de entender.

Inovar é um fator determinante para o sucesso dos empreendimentos de nossa era. Inovação não está somente ligada ao produto e vai bem além de somente ter uma ideia brilhante que nenhum outro negócio já adaptou. Se antes a qualidade era o fator principal para o sucesso, hoje esse fator é a inovação.

Criar um modelo de negócio não segue um padrão formal, podendo ter início a partir de ideias bem abstratas e conceitos que ao pouco vão tomando forma, até que de fato possa ser aplicado em sua empresa.

Existem também ferramentas de estruturação com campos a serem preenchidos de acordo com as ideias do empreendedor. Uma das mais conhecidas é o Canvas (Business Model Canvas), um quadro dividido em nove áreas respectivamente:

  • Segmento de clientes (divisão dos clientes de acordo com suas necessidades), oferta de valor (diferencial da sua empresa)
  • Canais de distribuição (como a empresa vai se comunicar com o público)
  • Relacionamento (de que forma vai interagir com o segmento dos clientes)
  • Fontes de receita (de onde virá o dinheiro da empresa e de que forma),
  • Recursos-chave (principais recursos e ativos da empresa, físicos ou humanos)
  • Atividades-chave (quais as ações que a empresa precisa desempenhar para funcionar)
  • Parcerias (qualquer público que apoie e facilite o funcionamento da empresa)
  • Estrutura de custos (custos gerados pela operação do modelo de negócio).

Dicas para um modelo inovador

O modo de pensar é básico: Tudo que nunca foi pensado antes é inovador. Um bom exemplo de negócio inovador é o Uber, pois as pessoas já pagavam por um transporte antes, mas o modo de operação da empresa trouxe inovações que nunca foram experimentadas antes.

Veja algumas dicas de modelos de negócios inovadores:

  1. Aposte em soluções colaborativas

Uma boa dica é apostar na colaboração, pois as soluções colaborativas estão fazendo cada vez mais sucesso. Com o crescimento da tecnologia ficou simples diminuir distâncias e reunir pessoas com interesses similares. Um exemplo disso é o Waze, que funciona com base nas informações sobre o trânsito fornecidas pelos seus funcionários.

  1. Conheça sua ideia

Colocar sua ideia à prova também é muito importante, se você acha que teve uma boa ideia de negócio, o primeiro passo é saber se ela realmente é boa. Converse com amigos, familiares e veja o que eles acham, faça uma pesquisa ampla de mercado para avaliar sua oportunidade de negócio.

  1. Utilize o cenário atual

Um bom conselho é usar as tecnologias já disponíveis, por exemplo, já que as pessoas hoje em dia não saem do celular, use isso a seu favor. Através do que pessoas acessam nos smartphones, as empresas coletam informações sobre os gostos e preferências de seus clientes. Tire proveito do que está em cena atualmente!

  1. Inove o já existente

Procure pensar em soluções inovadoras para negócios já existentes e pense  como conseguiria causar um impacto, melhorar ou até mesmo refazer um negócio.

  1. Busque um mentor e reúna um bom time

Administrar o próprio negócio é muitas vezes uma tarefa solitária e difícil, especialmente para quem está começando. Um bom mentor e um bom time podem colaborar para colocar a empresa no caminho certo, além de que, dificilmente uma única pessoa terá todas as características e habilidades necessárias para fazer com que um negócio dê certo. Busque colaboradores!

  1. Precifique corretamente

A ideia é simples: quanto mais funções o consumidor usa, mais ele paga. Por exemplo, aqueles aplicativos que liberamo uso gratuitamente, porém, cobram para oferecer funções extras.

  1. Vá fundo!

Com essas dicas, o próximo passo é entrar em cena, pense em todos os detalhes do seu negócio, principalmente na sua viabilidade e peça ajuda. A ideia precisa se sustentar na vida real e conseguir sair do papel. Teste todos os cenários possíveis, mas o mais importante, não desanime! O caminho pode ser difícil, mas vale muito a pena.

Deixe uma resposta

Fechar Menu